Jump to content

Supermercados de SP param de fornecer sacola hoje

- - - - -

20 replies to this topic

Eli

Administrator

• Administrators
  • 8.420 posts
  • LocationCarpina-PE
Os consumidores de São Paulo que forem a supermercados a partir desta quarta-feira (25) deverão levar suas próprias sacolas para carregar as compras. As redes não irão mais fornecer as sacolas plásticas derivadas de petróleo.

A medida é fruto de um acordo entre a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e o governo do Estado; não tem força de lei, participa quem quer. Se algum furar não acontece nada.

Nova sacolinha estimula reciclagem de lixo orgânico
Indústria sente efeitos do 'fim' das sacolinhas plásticas em SP
Consumidor descobre sacola 'de charme'

Quem não quiser sair do estabelecimento com as coisas na mão terá de levar a sua própria ecobag ou carrinho de feira.

Na melhor das hipóteses, o consumidor vai ganhar do supermercado uma caixa de papelão usada ou, novidade, terá de comprar uma sacolinha biodegradável por R$ 0,19 --alvo das mais ferozes críticas e resistências, respondidas pelos supermercado por um simples "não compre e leve sua ecobag".
Os críticos dizem que essa sacola não resolve o problema porque não há compostagem, capaz de degradar lixo orgânico, no país.

A nova sacolinha pode se desfazer em até 180 dias em usinas de compostagem. O problema, entretanto, é que ainda há poucas dessas usinas atualmente no país. Nos aterros, essas sacolas se decompõem em até dois anos, contra mais de 100 anos das tradicionais.

A estimativa é que funcionem cerca de 300 usinas de compostagem no Brasil, a maioria ligadas a laboratórios e projetos pilotos de universidades. Segundo o IBGE, menos de 2% do lixo orgânico brasileiro passa por um processo de tratamento de compostagem.
Avatar gay é por que perdi uma aposta com o Shadow e tenho que usar isso até julho...

Mega

Advanced Member

• Moderators
  • 3.962 posts
Isso não muda muita coisa, algumas redes vão aderir, os idealizadores vão se vangloriar pelo "avanço" e a maior parte do comércio vai continuar na mesma. Ah, e eles vão lucrar bem no período de adaptação pois muita gente vai pagar os 20 centavos por sacola. O preço justo é de cinco centavos.
Abrir mão do consumo de produtos de origem animal não implica, nem um pouco, em deixar de sentir prazer ao comer. A culinária vegetariana é absolutamente rica e o próprio paladar de quem adota outra dieta se modifica, assim você vai conseguir saborear outros alimentos e ter tanto prazer quanto tinha com os de origem animal (ou até mais!).

Eli

Administrator

• Administrators
  • 8.420 posts
  • LocationCarpina-PE
Eu considero o preço caro também, mas achei interessante a iniciativa. Mas por não ser uma obrigação perde boa parte do peso.

Isso deveria acontecer em âmbito nacional e obrigado. Estipulava um tempo de adesão, 1 ano por exemplo e pronto.
Avatar gay é por que perdi uma aposta com o Shadow e tenho que usar isso até julho...

Relinsp

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 2.710 posts
Incrível! As sacolas plasticas são uma verdadeira desgraça para a sociedade atual.

Mega

Advanced Member

• Moderators
  • 3.962 posts
Quanto mais eu penso nessa notícia, mais vejo o quão ridícula ela é. Inventei uma parecida:

A partir de hoje SP se declara o primeiro estado vegano do brasil, os açougues não deverão mais vender carne. Mas não tem força de lei, participa quem quer. Se alguém furar não acontece nada!
Abrir mão do consumo de produtos de origem animal não implica, nem um pouco, em deixar de sentir prazer ao comer. A culinária vegetariana é absolutamente rica e o próprio paladar de quem adota outra dieta se modifica, assim você vai conseguir saborear outros alimentos e ter tanto prazer quanto tinha com os de origem animal (ou até mais!).

Relinsp

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 2.710 posts
Todo grande movimento começa com um pequeno primeiro passo, Mega.

Eli

Administrator

• Administrators
  • 8.420 posts
  • LocationCarpina-PE
O segredo é a adesão. Sem força da lei já sabemos que não é 100% dos mercados, mas se a adesão for boa já é um começo. E acho que não vai ser pequena, pois não vai envolver custos ao mercado. Pelo contrário, vai diminuir as despesas com bolsas que vão deixar de ser uma despesa para a empresa e que como tal é abatida da margem de lucro para se tornar um produto de venda.

Está longe de perfeito, pois o certo era ser lei e o povo logo se acostumaria. Mas é um começo. A verdade é que já começa errado ser em SP, o correto seria isso ser uma lei de âmbito nacional.

Mega

Advanced Member

• Moderators
  • 3.962 posts
É, concordo que a adesão vai ser grande. Mas apenas por um motivo: todo supermercado vai querer lucrar com a venda das sacolinhas plásticas! As grandes redes consomem dezenas de milhares delas por dia.

Relinsp

Advanced Member

• Members
  • PipPipPip
  • 2.710 posts

View PostMega, on 26 janeiro 2012 - 08:39 , said:

É, concordo que a adesão vai ser grande. Mas apenas por um motivo: todo supermercado vai querer lucrar com a venda das sacolinhas plásticas! As grandes redes consomem dezenas de milhares delas por dia.
Não devemos dar atenção a folha e sim a toda floresta, Mega. Que bom que lucrem sem a necessidade de comprar sacolinhas plasticas, todos merecem lucrar, seja um vegano em seu computador ou uma empresa.

Mega

Advanced Member

• Moderators
  • 3.962 posts
Para os que estão perguntando sobre o que fazer com o cesto de lixo sem as sacolinhas de plástico:

https://twitter.com/...3949056/photo/1

Nosle

Advanced Member

• Administrators
  • 477 posts
  • LocationTurbuboss
Até vai para pequenas coisas, mas pra sacos maiores de lixo... acho que futuramente vão inventar algo interessante.
Odiar é fácil, amar precisa de coragem.

Maressa Kristorm

Única Verdaísta Azul

• Members
  • PipPipPip
  • 3.804 posts
  • LocationPróximo ao Mundo dos Sonhos
Acho chato...pois o preço da sacolinha tá bem salgado pra quem faz compras semanais...
Começaram fazendo bolsas cada dia mais finas...rasgam à toa...agora qurem parar de dar.

Sempre o consumidor que paga o pato!

A reciclada na Tijuca é R$1,99...
Amovcs

"A viagem por outros universos pode ser mais penosa do que se imagina"

(Mangá Tsubasa) MaressaMaressaMaressa

Posted ImagePosted ImagePosted Image

:amovcs:

Viva o Céu! Viva a Nobreza! Viva o Mar! Viva a Maressa!

Nosle

Advanced Member

• Administrators
  • 477 posts
  • LocationTurbuboss
Boa parte do lixo reciclado poderia virar um tipo de material diferente (por que não?) com intuito final também de ser reutilizado.

Ou reciclar todos os plásticos para virarem carrinhos de compras e/ou que colocam em carros.

Maressa Kristorm

Única Verdaísta Azul

• Members
  • PipPipPip
  • 3.804 posts
Cada dia viver se torna mais caro...

Um colírio para meus olhos de 10 ml custa R$ 78,00.

Tsc...
bjks em tds.

Eli

Administrator

• Administrators
  • 8.420 posts
  • LocationCarpina-PE

View PostMega, on 31 janeiro 2012 - 06:00 , said:

Para os que estão perguntando sobre o que fazer com o cesto de lixo sem as sacolinhas de plástico:

https://twitter.com/...3949056/photo/1

Achei bem interessante a solução para lixos pequenos, alguma dica para algo grande que substitua o saco de lixo de 100L?

View PostMaressa Kristorm, on 31 janeiro 2012 - 09:34 , said:

Acho chato...pois o preço da sacolinha tá bem salgado pra quem faz compras semanais...
Começaram fazendo bolsas cada dia mais finas...rasgam à toa...agora qurem parar de dar.

Sempre o consumidor que paga o pato!

A reciclada na Tijuca é R$1,99...
Amovcs

Aí já é um roubo, pois o preço normal são centavos.

Mas sempre tem a opção da sacola retornável, aquela que é mais cara, mas você pode reutilizar por muito tempo.

Maressa Kristorm

Única Verdaísta Azul

• Members
  • PipPipPip
  • 3.804 posts
Sim a que falo é dessa...que pode ser reutilizada é bem forte.
bjks em tds!

Eli

Administrator

• Administrators
  • 8.420 posts
  • LocationCarpina-PE
Se for a que estou pensando, por R$1,99 está muito barata então. :P

Por aqui varia de R$ 5 a R$ 10. Ainda não comprei nenhuma, tenho que falar com minha esposa para mudarmos isso.

Mega

Advanced Member

• Moderators
  • 3.962 posts
Só comprem se não tiver em casa nenhuma sacola normal que faça o serviço. E atenção, se compraram uma retornável, não percam e não esqueçam em casa, senão vai acabar comprando várias!

Não conheço um substituto para o saco de cem litros, mas a melhor alternativa é não precisar dele! Reduzam o consumo para produzirem menos lixo e reutilizem tudo o que puderem.

Nosle

Advanced Member

• Administrators
  • 477 posts
  • LocationTurbuboss
O ruim é que, em muitas casa, se não a maioria... não reutiliza nada.

Tem que mostrar muito na TV pra isso virar um costume (com as novelas não é isso?lol).

Maressa Kristorm

Única Verdaísta Azul

• Members
  • PipPipPip
  • 3.804 posts

View PostEllion, on 01 fevereiro 2012 - 10:09 , said:

Se for a que estou pensando, por R$1,99 está muito barata então. :P

Por aqui varia de R$ 5 a R$ 10. Ainda não comprei nenhuma, tenho que falar com minha esposa para mudarmos isso.
Fotografo assim que puder pra vcs verem, é boa vale o preço ,mas vc tem que levar de casa...e se desejar fazer uma comprinha na rua e não tiver...vai comprar várias como disse o Egos...
Amovcs!

1suário(s) lendo este tópico

0 members, 1 guests, 0 anonymous users