BREKGROUND: PREVIEWS

 

 
 

A Capcom anunciou recentemente que lançará Resident Evil 0 para Wii ainda este ano. Alguns ficaram contentes com a notícia e outros não, mas a maioria esperava que se Resident Evil 0 realmente fosse lançado para Wii, que fosse um remake com gráficos melhores e extras. A realidade infelizmente é o contrário, o game será apenas um port e os gráficos deverão ser praticamente os mesmo da versão de GameCube.

Em RE0 você controlará Rebecca Chambers e Billy Coen. É o único jogo da série em que você controla dois personagens simultâneamente em todo o jogo, podendo trocar quando quiser entre Rebecca e Billy. Ambos ainda mais conhecidos depois de sua participação em RE: Umbrella Chronicles.

O jogo foi lançado no GameCube em 11 de novembro de 2002 (lançamento norte-americano) e depois de 6 anos a Capcom decidi relançar o jogo em outro console da Nintendo. A única diferença entre as duas versões será a jogabilidade alterado para os padrões do Nintendo Wii, que deve ser bastante idêntica à Resident Evil 4 Wii Edition. O jogo não suportará nem mesmo o formato 16:9 (widescreen), algo que Okami (outro port da própria Capcom) terá. Além disso tudo ainda é comentado que o jogo será lançada apenas no Japão. Mas por que isso? Por que apenas um port? Por que relançar um jogo como RE0 ao invés de lançar um novo jogo? É fácil responder.

A equipe de Resident Evil está bem ocupada no momento trabalhando em Resident Evil 5 para PS3 e Xbox 360. É muito mais fácil para a Capcom montar uma equipe para fazer um port do que criar um novo jogo para o Wii e a empresa sabe que ganhará dinheiro fácil com isso mesmo sem se dar ao trabalho de polir o game deixando-o mais atrativo. Resident Evil 4, por exemplo, foi lançado em 2005 e vendeu em média 1,5 milhões de unidades no GameCube. Mais tarde, em 2007, seu port para Wii vendeu praticamente a mesma quantidade de unidades e ainda foi tido como um dos melhores jogos do ano de jogabilidade exemplar.

Agora vamos ver Resident Evil 0, o jogo foi lançado muito antes, em 2002, e vendeu em média 1,2 milhões de unidades. Não é difícil imaginar que esse relançamento para o Wii venha a vender no mínimo 1 milhão de unidades em um ano ou um ano e meio. O motivo disso é que muitos não jogaram a versão de GameCube, mas gostaram bastante de Resident Evil 4 no Wii e gostariam de jogar algo semelhante. Até mesmo quem jogou RE0 no Cube e gosta da jogabilidade de RE4 no Wii poderá acabar comprando o jogo, tanto para relembrar o passado da série quanto para se divertir com a jogabilidade aprovada de RE4.

Mas por que só lançar no Japão? Sinceramente, eu dúvido que o jogo fique limitado ao mercado japonês. O que deve acontecer é que será lançado primeiro no Japão e só deverá chegar ao mercado americano em 2009, quando a Capcom confirmar se o jogo realmente está vendendo o esperado.

A Capcom está vendo que consegue vender bem a série RE no Wii, tanto RE4 quanto RE:UC venderam muito bem no console ultrapassando o número de 1 milhão de cópias. Como uma empresa a Capcom quer lucro e é muito lucrativo para ela vender uma quantidade grande de cópias de um port, pois o custo para se fazer este port é muito menor do que começar um projeto do 0. E na verdade não há nada demais nisso, o que seria interessante era ao menos melhorar o jogo graficamente e adicionar alguns extras.

Como pouco foi dito sobre o jogo, esperamos ter alguma surpresa da Capcom sobre ao menos extras. Quem sabe a versão japonesa realmente não tenha nenhum, mas em uma possível futura versão americana venhamos a ter mais coisas em RE0. Afinal de contas, a Capcom teria mais tempo para incrementar o jogo.

Mas uma coisa é certa, se esse port tiver boas vendas, e deverá ter, não é difícil de imaginar a Capcom querendo colocar toda a biblioteca de RE no Wii. Como RE, RE2 e RE3 são jogos lançados para PSOne, provavelmente não acontecerão ports deles e fazer um remake seria trabalhoso. Seria bem mais fácil para Capcom lançar RE0 agora no Wii e RE5 no PS3 e Xbox 360, depois disso poderia providenciar uma versão de RE5 para Wii. Não custa sonhar, não é? E todos sabemos que RE5 no Wii venderia muito bem, com certeza muito mais que RE4 ou RE0. E não se enganem, a Capcom também sabe disso e provavelmente não irá perder a oportunidade de lucrar mais e de quebra dar uma belo presente aos proprietários de um Nintendo Wii.

 

TRAILER:
 
 
 
 
Nome: Resident Evil 0
Desenvolvedora: Capcom
Distribuidora: Capcom
Gênero: Ação-Terror
Lançamento (EUA): Sem Previsão
Lançamento (JP): 2° Semestre 08
Link de Vídeos: Clique Vídeos!
 

Obrigado por ler nosso preview. Se gostou do nosso trabalho, não deixe de nos indicar aos seus amigos.

Até o presente momento,  pessoas já leram este preview...